Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Restart

A Restart é um centro de formação profissional que constitui um espaço único de formação, produção e animação cultural em Lisboa.

Workshop de Interpretação para Cinema, Publicidade e TV com Cristina Cavalinhos e João Cabral

 

O principal objectivo deste workshop será fornecer conhecimentos específicos sobre a técnica de representação para imagem. No final, o aluno deverá possuir um método para a boa execução da personagem.

Dirigido a jovens entre os 18 e 35 anos com forte motivação para aprender a arte de representar, este workshop com duração de 24 horas aborda a questão do actor e da imagem, das marcações e movimentações no plano e no set, olhares e eixos. A filmagem em continuidade multi-câmara e filmagem descontinua com uma câmara, a importância da relação em equipa, quer com realizador como com os restantes actores
O espaço do decor, guarda-roupa, caracterização e adereços da personagem. Serão ainda efectuados exercícios práticos que serão gravados e visionados. Como trabalho final será estudado e memorizado um guião escolhido para trabalho final.

Cristina Cavalinhos formadora deste workshop, é licenciada em teatro e educação pela “Escola Superior de Teatro e Cinema” em Teatro, trabalhou como actriz com vários encenadores: Miguel Falabella, António Pires Cristina Carvalhal, Francisco Salgado, Alfredo Brissos, Álvaro Correia, João Mota, Adriano Luz, Gastão Cruz, Elisa Lisboa, Luís Miguel Cintra, Fernando Gomes, entre outros. Em Televisão participou em dezenas de séries e telenovelas, destacando dos seus trabalhos “Damas e Valetes” (TVI), “T2 para 3”, (RTP e Internet), “Deixa-me Amar” (TVI), “Liberdade 21” (RTP), “Vingança” (SIC), “Aqui Não Há Quem Viva!” (SIC), “Floribella” 1 e 2 (SIC), “Morangos com Açúcar” (TVI) além de várias séries de Moita Flores, Nicolau Breyner e Herman José. No Cinema, destaca-se “A Passagem da Noite”, de Luís Filipe Rocha, “Só Por Acaso”, de Rita Nunes e “Os Cavaleiros de Água Doce”, de Tiago Guedes, SIC. Tem ainda percurso significativo em Publicidade, Dobragens, Direcção de Actores e no ensino artístico.

João Cabral tem licenciatura em teatro do Conservatório Nacional de Lisboa (1980-85). E frequenta o mestrado de teatro da ESAD. Em 1982 começou a sua actividade como actor. Em televisão salienta o seu trabalho nas produções "Mau Tempo no Canal", "A Banqueira do Povo", "Jornalistas", "A Mulher do Ministro", "Jura". No cinema participou em filmes de João Canijo, Rosa Coutinho Cabral, Fernando Lopes, Jorge António, Fernando Matos Silva, Francisco Manso. No teatro participou em peças encenadas por Mário Feliciano, Rosa Coutinho Cabral, Carlos Avilez, Diogo Dória e José António Pires, entre outros.

Dirigiu e encenou o Grupo de Teatro do ISCSP. Foi professor de Expressão Dramática na Escola Secundária Passos Manuel. Fez parte das equipas de dobragens de Teresa Madruga e de Teresa Sobral. Dirige o grupo Ultimato de Teatro universitário da FPCEUL.

 

Para mais info consulta o site Restart